Tarso Genro usa Twitter para promover encontro com eleitores

No último dia 24, o ex-ministro da Justiça e candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), lançou uma promoção no Twitter para convidar seus eleitores para um almoço em um clube popular de Porto Alegre. Os primeiros 200 internautas a darem retweet na frase “Quero ir ao #almoçotarso. Voto Tarso. Voto Dilma. Voto 13” poderiam participar do evento, marcado para esta quarta-feira. No microblog, no entanto, não estava claro, mas o site da campanha do petista explicava que cada convite para o encontro custava R$ 15.

Tweet da promoção “Almoço com Tarso”, postado no dia 24/08/2010

De acordo com Vera Spolidoro, responsável pela área de internet da campanha de Tarso, a promoção foi um sucesso. Em cerca de 1h30m, a lista para o almoço já estava fechada. Além dos 200 RT’s, estima-se que outras cem pessoas tenham difundido a frase em seus microblogs. Vera ainda afirmou que outras promoções como esta devem acontecer até o dia 3 de outubro.

- O pessoal que é amigo do Tarso no Facebook ficou um pouco enciumado, porque a promoção só valia para twitteiros. Então, devemos preparar algo especialmente para o FB – contou Vera.

O estrategista de marketing na internet Gabriel Rossi tem uma visão um pouco diferente sobre o Twitter. Para ele, a rede social não é um canal promocional. Segundo Gabriel, os candidatos deveriam usar o microblog para se relacionar com o eleitor de uma maneira mais direta, respondendo dúvidas sobre propostas, dando retornos da campanha e, desta maneira, criando visibilidade dentro do canal.

- Do ponto de vista de uma ação de comunicação, é possível dizer que Tarso Genro soube aproveitar o espaço para fazer um ato promocional, mas o Twitter vai além disso. Antes de tudo, ele serve para divulgação de conteúdos de relevância que, a meu ver, está sendo pouco explorado nesta campanha, de uma maneira em geral – comentou o estrategista de marketing.

Para Gabriel, a web é uma maneira rápida e rentável para entrar no debate com o eleitor. Mas ele destaca o fato que o Brasil ainda não tem uma rede ampla de internet de banda larga e, por isso, os veículos tradicionais de comunicação ainda tem mais alcance.

A pedido do Já Voto!, Gabriel Rossi e sua equipe fizeram um mapeamento da divulgação da promoção de Tarso Genro no Twitter. De acordo com o estudo, a mensagem teve mais de 66 mil visualizações, e a hashtag #almococomtarso obteve o alcance de aproximadamente 26 mil pessoas. Clique na imagem abaixo para abri-la em tamanho real.

Tarso Genro usa Twitter para promover encontro com eleitores

Crédito: Gabriel Rossi Consultoria

O que vocês acham deste tipo de promoção? E como vocês avaliam o desempenho dos candidatos às eleições 2010 no Twitter?

Fonte: Blog Voto Já! (O Globo) – Tarso Genro usa Twitter para promover encontro com eleitores

Postado em Na mídia | Tags: , , , , ,

Comentários Facebook: